Onde estamos

Possuímos duas implantações florestais em processo de restauração ecológica, que se encontram nos biomas da Mata Atlântica, em Minas Gerais, e do Cerrado, no Mato Grosso do Sul.

Nosso plantio em terras mineiras localiza-se no município de Nepomuceno, na região Sul do estado. Possui 125ha e foi implantado a partir de 2011 com o cultivo do Cedro Australiano, Mogno Africano e Eucalipto, além de alguns modelos experimentais de espécies nativas, como Angico, Jequitibá, Aroeira, Ipê felpudo, Garapa e Jatobá.

No Mato Grosso do Sul, nosso plantio localiza-se no município de Camapuã, região noroeste do estado. Possui 350ha e foi implantado a partir de 2013 com o cultivo de Mogno Africano, Teca, Eucalipto e alguns modelos experimentais de espécies nativas: Canafístula, Ipê rosa, Ipê roxo, Barú, Jequitibá branco, Jequitibá rosa, Ipê felpudo, Pau marfim, Peroba rosa, Angico e Louro pardo.

Fazenda Paraíso - MG

Fazenda Ivernada Grande - MG

Fazenda Lagoa - MS

O que plantamos

Espécies exóticas

Nosso foco é o plantio de espécies exóticas de madeiras nobres, que vem substituir o uso de madeiras nativas, com a mesma qualidade.

Cedro Australiano

(Toona ciliata var Australis)

Espécie originária da Austrália, de rápido crescimento para produção de madeira nobre, utilizada em portas, janelas, molduras, movelaria e objetos, instrumentos musicais, pisos e laminados. Bem adaptadas na fazenda de MG, as árvores, originadas de clones selecionados, apresentam madeira de alta qualidade e boa taxa de aproveitamento.

Mogno Africano

(Khaya spp.)

Espécie originária da África, utilizada para produção de madeira de alta qualidade para a indústria moveleira, bem como para uso na confecção de pisos, móveis e armários, construção de barcos, madeira compensada, acabamentos interiores e folheados decorativos, entrando como substituta do Mogno nacional.

Eucalipto

(Khaya spp.)

Espécie originária da Oceania, em nossas propriedades é utilizada funcionalmente como cerca-viva, quebra-vento e divisão de talhões, estando presente nos modelos de integração floresta-pecuária-lavoura. O foco da empresa com essa espécie é atender o mercado de madeira para processo, ou seja, caixaria, embalagens, lenha, energia, como alternativa de rentabilização da operação no curto prazo.

Teca

(Tectona grandis L.f.)

Espécie originária da Ásia, de grande valor econômico. Madeira leve, de cor castanho-dourada, resistente ao ataque de cupim e fungos, sendo utilizada na construção naval, fabricação de móveis finos, estruturas, painéis, dormentes e outros.

Espécies Nativas

A Caeté Florestal faz os plantios comerciais das espécies nativas em Minas Gerais, em caráter experimental, visando fortalecer o ecossistema de nossas florestas e aproveitar o potencial de silvicultura destas espécies para o fornecimento de produtos florestais madeireiros e não madeireiros.

Entre as espécies nativas plantadas estão o Angico (Anadenanthera colubrina), Aroeira Salsa (Schinus molle L.), Aroeira Vermelha (Schinus terebinthifolia a Raddi), Aroeira Branca (Lithrea molleoides (Vell.), Boleira (Joannesia princeps), Canafístula (Peltophorum dubium), Garapa (Apuleia leiocarpa), Ipê Felpudo (Zeyheria tuberculosa), Ipê-Rosa (Handroanthus impetiginosus), Ipê-Roxo (Handroanthus heptaphyllus), Jatobá (Hymenaea courbaril L. var. courbaril), Jequitibá Branco (Cariniana estrellensis), Jequitibá Rosa (Cariniana legalis (Mart.) Kuntze), Louro Pardo(Cordia trichotoma) e Pau-Marfim (Balfourodendron riedelianum).

Certificações e Programas

Programa para Redução de GEE (Gases do Efeito Estufa)

Representamos um novo ciclo de desenvolvimento agropecuário no Brasil. Participamos do Programa para Redução da Emissão de Gases do Efeito Estufa na Agricultura (Programa Brasileiro GHG-Protocol), que financia práticas e tecnologias adequadas, além de sistemas produtivos e eficientes para este fim.

Os dados sobre emissão de carbono em nossas propriedades são disponibilizados no Registro Público de Emissões, plataforma online pioneira no Brasil, que auxilia as organizações na produção e divulgação de seus inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

FSC®

A Caeté florestal possui a certificação Forest Stewardship Council® (FSC®) o que traduz em ações o seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental e com o manejo das florestas.

A certificação de Manejo Florestal garante que a floresta seja manejada de forma responsável.

O Forest Stewardship Council® (FSC®) é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à promoção da gestão florestal responsável em todo o mundo.

O FSC® define as normas com base nos princípios acordados para uma gestão florestal responsável, apoiados por partes interessadas ambientais, sociais e económicas.
Para saber mais, visite www.fsc.org