Nossa História

A paixão pela floresta e pela conservação dos recursos naturais foram os pilares para a fundação da Caeté Florestal em 2010, que nasceu para atender a demanda por madeira certificada.

A possibilidade de desenvolver um modelo inovador, sustentável e rentável aliado a visão de que a floresta é um ativo que se valorizará no futuro são crenças estruturantes do negócio e que unem os cinco sócios da empresa.

Caeté significa “mata densa” ou “mata virgem” em Tupi-Guarani e traduz o espírito da empresa. Acreditamos que a oferta de madeiras nobres certificadas por meio de processos que priorizam o desenvolvimento das comunidades locais e respeitam os biomas regionais contribuem para a preservação da cobertura florestal da Mata Atlântica, do Cerrado e da Amazônia.

Timeline

O que queremos realizar

Queremos criar um modelo de negócio agroflorestal que seja rentável e gere impacto socioambiental positivo com rigor e inovação científica, criando um modelo replicável e tornando-se uma referência de empresa agroflorestal no Brasil.

Nossa missão é fornecer madeira de qualidade certificada para o mercado de movelaria e construção civil, liderando o cultivo de algumas espécies exóticas nobres, como Mogno Africano (Khaya senegalensis e Khaya grandifoliola), Cedro Australiano (Toona ciliata), nos dedicando também ao cultivo de nativas e Teca (tectona grandis). Acreditamos que modelos de integração entre espécies florestais devem ser experimentados quando fizer sentido do ponto de vista econômico e ambiental.

Governança

Ao longo de quase 10 anos de existência, nós, da Caeté Florestal, evoluímos nosso modelo de gestão, de acordo com os desafios de cada ciclo do negócio. Em 2019, desenvolvemos um processo robusto de planejamento estratégico que trouxe a necessidade de uma reformulação da Governança da empresa.

Foram criados três comitês de assessoramento, com a função de trazer contribuições estratégicas, garantir a implementação do plano definido e aproximar os sócios do negócio.

Comitê de Negócios

Tem como objetivo suportar e acompanhar o desenvolvimento de novos produtos, assim como o desenvolvimento dos respectivos mercados e canais de vendas.

Comitê de Gestão

Visa acompanhar os principais processos e indicadores da operação relacionados ao Planejamento Estratégico. Consideramos sempre os desafios e complexidades de entregar, ao mesmo tempo, valor para acionistas e os compromissos com a sociedade.

Comitê Técnico

Tem uma natureza mais tática operacional, focando em questões produtivas, metodológicas e científicas. Funciona como um grupo de trabalho que, além de acompanhar o dia a dia da operação, aprofunda as discussões sobre temas específicos e sugere caminhos a serem apresentados no comitê de gestão.

Equipe

Marcos Fernandes Barros

CEO - Diretor executivo

Empresário, sócio fundador, formado em administração pela PUC-SP. Cursou especialização PMI (Project Management Institute) pela FIA (USP) e Gestão em Sustentabilidade CES – FGV SP. Ajudou a criar e estruturar a empresa Arvorar Soluções Florestais Ltda. com foco em PSA. Posteriormente fundou o Viveiro Respirar Ltda. onde dedicou-se à restauração de árvores nativas e em 2011 fundou a Caeté Florestal S/A, assumindo a direção executiva.

Laury Cullen

Diretor técnico florestal

Engenheiro Florestal e pesquisador científico junto ao IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade da Flórida, doutor pela Universidade de Kent, na Inglaterra, e pós-doutor pela Universidade de Columbia, USA. É pesquisador associado ao Smithsonian Institution, EUA e Fellow da Fundação ASHOKA. Tem concentrado suas pesquisas na restauração de paisagens fragmentadas e no envolvimento comunitário.

Tiago Pavan Beltrame

Gerente técnico

Engenheiro florestal, formado pela UNESP-FCA/Botucatu, possui mestrado pela UEL – Universidade Estadual de Londrina e doutorado pelo CENA/ESALQ-USP na área de ecologia aplicada. Na Caeté Florestal desde 2011, é responsável técnico pelos plantios florestais, planejamento e coordenação das definições de manejo, tratamentos silviculturais e saúde das florestas.